sábado, 29 de novembro de 2008

O Twitter é o novo canal de divulgação dos Freelancers

Fala-se e escreve-se por essa Internet fora sobre todo o tipo de utilizações para o Twitter. O passarinho está para ficar. E todos os dias se encontram novas utilizações para um serviço que na sua essência, é muito simples. Basicamente é um sítio onde se colocam mensagens curtas e se podem interligar com mensagens de outros. Mas este artigo não é sobre o funcionamento geral do Twitter. É, sobre uma utilização que tenho vindo a acompanhar (e usar) desde há algum tempo.

O mercado dos freelancers mudou-se quase por inteiro para o twitter. Mais e mais freelancers juntam-se no twitters para trocar experiências, mágoas e trabalhas. Há inclusivé canais de anúncios de oportunidades para freelancers. Na verdade, esta é a tónica dominante face ao mercado. As empresas voltam-se cada vez mais para freelancers. E, acima de tudo, mais e mais profissionais viram-se para uma actividade liberal como freelancer.

Cortam-se os custos, radicalmente. Trabalhando a partir de casa temos menos gastos. Não há transportes, não há refeições fora.

Eu acredito numa explosão do twitter como serviço direccionado aos freelancers. Bem como o aparecimento de um conjunto grande de ferramentas para servir esta nova franja dos utilizadores da Internet. Falta regulamentação, obviamente, da actividade. Mas acredito também que o mercado se irá encarregar de regulamentar e auto-defender. Para já, o twitter apresenta-se como mais um canal. Sempre disponível. A todas as horas e em todos os fusos horários do mundo.

Espero bem que se construeam as condições necessárias para que este tipo de empreendorismo subsista como uma forma de vida comum. A economia precisa de freelancers, principalmente numa altura de crise e recessão. Cá vamos estando nós, os freelancers.

0 comentários: